WhatsApp Ligue agora

TÉCNICAS PARA EMENDAS EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

A palavra emenda pode fazer o leitor pensar em curativos ou band aids , mas as emendas que estamos falando são processos que muitos eletricistas utilizam para garantir a segurança do aparelho e também da pessoa.
As emendas não são band aids , ou seja , um eletricista que se preste não pode colocar um adesivo em fios de alta voltagem e acreditar que o problema foi resolvido.

As emendas , quando realizadas incorretamente, podem gerar vários problemas como por exemplo:

• Dissipação de calor
• Danificação do aparelho

Para que nada disso aconteça com você e com o seu lar , estamos passando umas dicas de como fazer emendas corretamente:

• A decapagem das extremidades dos condutores deve ser feita com ferramentas apropriadas, e de um tamanho mínimo de 40 vezes a bitola do fio. Num fio de 2,5mm de diâmetro, por exemplo, o tamanho mínimo a ser decapado em cada ponta é de 10cm para garantir firmeza e melhor condutibilidade do circuito.
• Nunca utilize estilete para desencapar fios numa emenda por derivação, pois é um instrumento flexível e muito frágil, inadequado para trabalhos robustos. Caso não possua uma ferramenta especializada, utilize um canivete para esse fim.
• Utilize sempre o alicate universal para fazer um aperto depois de concluir a emenda, isso ajuda a não deixar pontas salientes capazes de furar a isolação.
• No caso do cabo flexível, nunca torça os filamentos antes de fazer a emenda. Isso prejudica a condutibilidade , pois provoca menos contato.
• Deve-se fazer a soldagem das emendas elétricas sempre que for possível, para maximizar a resistência mecânica e a condutividade, já que o estanho usado na solda funciona preenchendo todos os espaços deixados pelo trançado da emenda.

No entanto, se você for uma pessoa que realmente não tem experiência no assunto ou não possui muita pratica, é aconselhável que não faça essa atividade sozinha ou então peça ajuda a um profissional competente e de total confiança para poder trabalhar com eletricidade, porque um trabalho mau feito ou realizado de qualquer forma pode acarretar problemas sérios e gerar um perigo para a segurança da sua casa e de sua família.

Por isso , se algo acontecer com os seus circuitos ou acontecer algum problema elétrico, já sabe quem você irá chamar e não serão os Caça Fantasmas, mas sim os eletricistas, competentes e confiáveis.

É melhor ter o trabalho feito por um profissional competente ao invés colocar em risco a segurança de sua família e do seu ambiente. Mexer com eletricidade é algo perigoso que apenas especialistas devem fazer e os inexperientes devem evitar.

Fonte: Portal Eletricista

ENVIAR MENSAGEM