WhatsApp

Por que os passarinhos não tomam choque quando pousam nos fios de luz?

10926467_1570569323189950_2568776464135496566_n

O choque elétrico é a sensação que temos quando a corrente elétrica, que são cargas em movimento ordenado, passa pelo nosso corpo. Dependendo do valor da corrente, o choque pode ser fatal. Para que a corrente se estabeleça de um ponto a outro de um circuito elétrico, é necessário que exista uma diferença de potencial elétrico (d.d.p.) entre os pontos – a chamada ‘voltagem’.

Para entender melhor o conceito, pense numa mesa com uma bola em cima. A bola representa a corrente. Com a mesa na horizontal, todos os pontos estão no mesmo nível (no mesmo potencial) e a bola não rola (a corrente não flui). Inclinando a mesa, teremos pontos de maior e de menor potencial. Nesse caso, a bola irá rolar.

Quando o pássaro pousa em um único fio da rede elétrica, ele toca em pontos de mesmo potencial, e a d.d.p. entre suas patas é nula: nenhuma corrente elétrica se estabelece através dele.

Pessoas recebem descarga elétrica ao encostar nos fios por estarem em contato com o solo, que está em um potencial elétrico diferente do fio, o que produz corrente. Se um pássaro tocar em dois fios ao mesmo tempo, ou em um fio e no poste, ele ligará dois pontos de potenciais elétricos diferentes e será eletrocutado. Da mesma forma, se uma pessoa se pendurar em um fio de alta tensão sem entrar em contato com outro fio, o chão ou o poste, ela nada sofrerá.

 

Fonte: Zero Hora

ENVIAR MENSAGEM
%d blogueiros gostam disto: