WhatsApp

Curiosidades sobre Energia Elétrica

A eletricidade foi descoberta por um grego, seu nome era Thales de Mileto. Isso data do ano 600 A.C
A velocidade da luz é de 300.000 km/h
90% da energia consumida no Brasil é produzida por usinas hidroelétrica
Quando um aparelho fica em Stand By ele continua consumindo energia elétrica. Menos que ele ligado. Em média se consomo algo em torno de 15 a 40% do que ele consumiria ligado.
Geladeiras e freezers consomem mais energia se estiverem próximos ao fogão, pois precisam compensar o calor a sua volta e para isso consomem mas energia.
Outro dado relacionado a geladeiras é que elas devem ser descongeladas a cada 15 dias. O gelo em excesso que se forma diminui a circulação do ar, o que faz ela consumir mais energia para conseguir resfriar os alimentos.
Aquelas bolas laranja nos fios de alta tensão são sinalizadores para evitar acidentes aéreos.
99% dos moradores do Brasil tem acesso à energia
O Brasil é o sétimo maior consumidor de energia elétrica. A líder desta lista são os EUA e a China, que consome pelo 40% d consumo primário do planeta.

Principais fontes de energia do mundo:

Hidroelétrica: Trata-se da utilização de água para a produção de energia por meio de turbinas localizadas em grandes barragens. O Brasil utiliza dessa fonte devido à grande quantidade de bacias hidrográficas. A água represada cai em turbinas e essa força da queda faz com que seja gerada energia.
Fóssil: A decomposição de materiais orgânicos durante alguns milhões de ano, fez com que surgisse o petróleo. Utilizado para muitas finalidades ele é uma das principais fontes de energia da humanidade.
Biomassa: Não muito praticada, trata-se da de utilizar matérias orgânicos em decomposição para gerar energia por meio do gás metano e gás carbônico convertidos para esse fim.
Eólica: utilizado em diversos países da Europa e outras localidades ao redor do mundo trata-se da capacitação da energia gerada pelo vento. Esse vento força grandes hélices que assim como as turbinas das hidrelétricas criam energia com essa pressão.
Solar: a energia solar é utilizada em duas formas. Aquecimento e energia propriamente dita. Através de painéis os raios de sol são captados e podem ser utilizados para gerar eletricidade. A outra modalidade consiste em realizar o aquecimento de ambientes, chuveiro e outros.

Outros dados:

O maior centro de energia solar do mundo está localizado no deserto de Mojave, na Califórnia, EUA. Ele consegue gerar energia para cerca de 140 mil residências.
Apenas 1% da energia produzida no mundo é de fontes eólicas.
A hidrelétrica Itaipu é uma das dez maiores do mundo, mais precisamente a segunda. Atrás da Três gargantas na China e na frente da hidrelétrica de Guri na Venezuela.
A usina de Belo Monte, no Brasil e que está envolta em diversas polemicas, será a quarta maior do mundo.
As três maiores usinas nucleares do mundo ficam em países asiáticos. A lista é liderada pela usina da cidade de Kashiwazaki no Japão, seguida por Yonggwang e Ulchin, ambas na Coreia do Sul. A usina de Fukushima, que ficou famosas pelo desastre lá ocorrido, ostenta a décima posição.
O país que mais dependente de energia nuclear no mundo é a França. 77% de sua energia é oriunda dessa fonte. São 58 reatores nucleares no país. Bélgica e Eslováquia vem logo atrás.

 

Fonte: Site sustentável
Imagem: Google

ENVIAR MENSAGEM
%d blogueiros gostam disto: