WhatsApp Ligue agora

Como a energia elétrica chega a nossas casas?

Ela nasce do movimento dos geradores, passa por estações transformadoras e redes de fio de alta tensão e percorre um longo caminho até chegar às tomadas.

Um circuito elétrico

A energia tem tensão variável durante a geração, a transmissão e a distribuição. Veja cada etapa de seu trajeto às cidades

1
Estação geradora

A energia elétrica pode vir de diferentes fontes. Nas hidrelétricas, a queda-d’água movimenta um gerador, que cria um campo magnético, produzindo corrente elétrica.

2

Subestações de transmissão

A energia sai da usina direto para estações de transmissão, onde passa por transformadores que aumentam sua voltagem. Em seguida, segue pelas linhas de alta tensão.

Linhas de transmissão

Torres de alta tensão levam a eletricidade por longas distâncias. Para reduzir as perdas energéticas durante a transmissão, ela é transportada em altíssima voltagem.

Subestações de distribuição

A eletricidade passa pelos transformadores de tensão nas subestações, que diminuem a voltagem dela. Só então segue pela rede de distribuição.

4

Fiação dos postes

A energia passa pelos transformadores de distribuição, que rebaixam a voltagem de novo. Depois, passa pela fiação – aérea ou subterrânea -, que a leva até as ruas.

Consumidor final

Nas tomadas de nossa casa, a energia está disponível para utilização no mesmo momento em que é gerada, fazendo funcionar equipamentos eletrônicos e interruptores.

Consultoria José Ferreira Abdal Neto, Cristian Annunciato e AES Eletropaulo.

Por: https://revistaescola.abril.com.br/

 

ENVIAR MENSAGEM
%d blogueiros gostam disto: