WhatsApp Ligue agora

CHOQUE ELETRICO – DICAS PARA GARANTIR SUA SEGURANÇA

Nesse artigo você irá conferir sobre os problemas e os riscos que ocasionam o choque eletrico e dicas valiosas para garantir a sua segurança.

Choque-Elétrico-+-Dicas-para-garantir-sua-segurança-1

De acordo com a ABRACOPEL, somente em 2013 foram registrados 592 casos de acidentes fatais provocados pela eletricidade, onde 592 pessoas perderam suas vidas em função de choque elétrico e o mais preocupante, 33% destas ocorrências foi registrada em residências de modo que 198 pessoas morreram em função de acidente elétrico em ambiente domiciliar.

Não há como contestar em torno dos muitos problemas que existem nas residências, para não dizer que quase todas não se preocupam com detalhes básicos de segurança e isto é extremamente perigoso pra a vida de todos que residem em uma residência sem as medidas corretas de segurança.

A exposição e os riscos do choque eletrico.

Partindo de de 1mA a corrente elétrica já começa a causar a sensação de choque eletrico;

Acima de 10mA você já vai começar a sentir contrações musculares e terá dificuldade de realizar movimentos comuns;

Em cerca dos 20mA começamos a ter problemas sérios, nesta intensidade a corrente elétrica começa a dificultar a respiração e se ultrapassarmos os 50mA já existe o perigo de parada respiratória e parada cardíaca;

Quando a corrente elétrica estiver acima destes valores começa uma exposição altíssima e o risco de morte é eminente, só para você ter ideia próximo dos 100mA o coração bate descompassado, este fenômeno é chamado de fibrilação.

Existem certos estudos científicos que comprovam que em média uma pessoa pode apresentar uma resistência elétrica entre 1000 a 1440Ω de uma mão até a outra, dessa forma, caso o choque elétrico seja uma exposição a um nível de tensão de 127V e considerando que a resistência é de 1440Ω teremos que pelo organismo fluirá uma corrente de 88mA.

Dessa forma, este nível de corrente elétrica já é fatal.

Dicas para garantir sua segurança

Algumas dicas muito valiosas para que você consiga minimizar os riscos ao choque elétrico e a fatalidade deste acidente:

  • Faça a elaboração um projeto elétrico, com um profissional habilitado.
  • Apenas realize trabalhos de eletricidade com o devido conhecimento e se não conhecer, contrate um profissional legalmente habilitado (você pode encontrar profissionais capacitados na ABRAEL ou no SOS Aqui-  www.sosaqui.com)
  • É importantíssimo que você use materiais de qualidade, quando exigido, que sejam certificados junto ao INMETRO
  •  Na sua casa, use o DR para se proteger contra o choque eletrico
  • Nunca se esqueça do fio terra, ele pode salvar muitas vidas.
  • Aumente o número de tomadas, evite benjamins e TE´s
  • Faça uma revisão da instalação elétrica a cada 5 anos pelo menos, com um profissional habilitado.

 

Fonte: Portal do Eletricista

ENVIAR MENSAGEM
%d blogueiros gostam disto: